513907770751994265997PORTAL DO ALUNO

Cidadania

Cidadania Italiana por Casamento


Assistência completa para cidadania italiana dos maridos e esposas


A cidadania italiana por casamento, também conhecida por naturalização italiana por casamento, é possível às pessoas casadas no civil com cidadãos italianos ou ítalo-brasileiros.


Cidadãos brasileiros que se naturalizam italianos não perdem a nacionalidade brasileira.


Tem direito à naturalização por casamento o marido ou a esposa, cujo o cônjuge já tenha a cidadania italiana, respeitando o tempo do matrimonio: 

- 03 anos (sem filho entre o casal);

- 1,5 anos (com filho em comum entre o casal).


Atenção: desde dezembro de 2018 a Legislação Italiana, para iniciar o processo, exige que o requerente à naturalização italiana comprove o conhecimento do idioma italiano, através da apresentação de um certificado de proficiência, equivalente ao nível B1.


O processo de naturalização italiana por casamento é uma concessão do Governo Italiano e não um direito de sangue. Portanto, mesmo que casado há anos com um cidadão italiano o Governo Italiano pode negar a solicitação de naturalização.


Os quesitos avaliados são:

- tempo de casamento;

- composição do núcleo familiar (se o casal tem filhos em comum);

- viabilidade da documentação apresentada.


Antes de apresentar a solicitação de naturalização italiana, o cidadão italiano deve ter o certificado de matrimônio transcrito na Itália e possuir uma via do mesmo e estar com seu endereço, estado civil e filhos menores atualizados no consulado italiano.

Fonte: www.ferraracidadaniaitaliana.com.br

COMPARTILHAR
Villa Italia. Todos os direitos reservados.
Criado por Letrearte